domingo, 17 de abril de 2016

"A ARTE E A AMIZADE" HOMENAGEM AO ESCULTOR




EUCLIDES VAZ 

Retratado por Luis Dourdil

LER AQUI ::https://pt.wikipedia.org/wiki/Euclides_Vazhttps://pt.wikipedia.org/wiki/Euclides_Vaz




Estátua de bronze de Egas Moniz por Euclides Vaz. 1974

Durante 30 anos dedicou-se ao ensino da escultura e da medalhística, tendo sido agraciado com a medalha da Instrução Pública (Cavaleiro) e recebido os prémios Ruy Gameiro e Soares dos Reis. Estendeu a sua acção a Portugal e às antigas colónias de Angola, Cabo Verde, Guiné, Macau e Moçambique.
Executou obras por concurso de onde destacamos: os monumentos a Teixeira (Guiné); Jorge Alvares (Macau); Vasco da Gama (Ilha de Moçambique); Neutel de Abreu (Nampula-Moçambique-1962), monumento a Norton de Matos (Nova Lisboa-Angola-1962), estátua a Vicente Ferreira (Angola)
Por encomenda directa gizou várias estátuas de onde salientamos as de Pedro Escobar, Jorge Alvares, Vicente Ferreira, João Afonso de Aveiro (Aveiro-1959), D. João III, Luís de Camões, D. João Evangelista de Lima Vidal, Alcaide de Faria, Madre Teresa da Anunciada, Monumento ao Dr. Egas Moniz (frente ao Hospital de Santa Maria em Lisboa), Monumento ao Dr. Egas Moniz (Aveiro-1974), Grupo escultórico do Largo Roseiral, monumento a Norton de Matos que inclui quatro estátuas das virtudes Cardeais e a estátua da Justiça para o tribunal de Aveiro, estátua de figura feminina com cavalo (erigida no interior de um lago No Parque Eduardo VII em Lisboa-1958),estátua a D. Afonso III (Leiria-1970), estátua de figura feminina com menino ao ombro (Campo Grande - Lisboa 1997).
Baixos-relevo integrados nos seguintes tribunais: Porto, Lisboa, Celorico da Beira, Montijo, Ponte de Sôr, Santarém, Grândola, Santiago do Cacém e Monção.
Na numismática executou várias medalhas, entre as quais: Visita do General Craveiro Lopes a Goa, Inauguração da Faculdade de Letras de Lisboa; Inauguração do Palácio da Justiça; Inauguração do Seminário de Portalegre; Comemoração da Descoberta da Guiné; Remodelações do Hospital do Ultramar; Congresso das Águas Tremais; Cinquentenário de Nova Lisboa; Monumento a Norton de Matos; 12 Placas Virtudes Cardeais; 12 Signos do Zodíaco; Comemorativa do Monumento ao Arcebispo de Aveiro, D. João de Lima Vidal; Natal de 1982; A Mãe; Alfândega de Lisboa; Congresso da Ordem dos Engenheiros; Estação Agronómica Nacional; D. António Prior do Crato; Camões (faz parte de um conjunto de medalhas de diversos artistas); Comemorativa do terramoto dos Açores. Elaborou também as moedas FAO de 20 e 50 escudos.
Algumas das suas obras encontram-se em algumas instituições: “Mascara”, na Câmara Municipal de Sintra, “ Discóbolo” no Museu Regional de Aveiro, “Camões” no Colégio Rodrigo Faria de Castro. Foi autor também de um trabalho intitulado “Imaculada Conceição”, destinado à Catedral da cidade do Sal.








Alto-relevo do escultor Euclides da Silva Vaz, datado de 1959,


Nenhum comentário:

Postar um comentário