quarta-feira, 15 de julho de 2015


A Toponímia de Lisboa dedicou o mês de Maio a Luis Dourdil 

Em 1984, Luís Dourdil participou na Exposição de homenagens dos Artistas Portugueses a Almada Negreiros  e recebeu o 1º Prémio de Pintura da Secretaria de Estado da Cultura, entidade sediada no Palácio da Ajuda, no Largo do mesmo nome e é assim razão para o incluirmos na toponímia alfacinha ligada a este pintor.






No passado mês de Novembro quando se completou o centenário do nascimento de Luís Dourdil postámos um artigo sobre a artéria lisboeta deste pintor e a sua obra.

No decorrer deste mês publicaremos a história das ruas alfacinhas que estão ligadas ao percurso artístico do pintor, formando um roteiro toponímico lisboeta de Luís Dourdil.

Assim vamos abordar a Rua do Crucifixo, a Rua D. João V, a
Alameda Dom Afonso Henriques, a Rua do Machadinho, a Avenida Dom Vasco da Gama, a Rua Alberto de Oliveira, a Rua Barata Salgueiro, a Rua da Adiça em representação das Ruas de Alfama que Dourdill pintou, a Rua da Horta Sêca, a Rua Dr. Nicolau de Bettencourt, o Largo da Academia Nacional de Belas Artes, a Rua do Mirante, o Largo da Ajuda, a Rua do Comércio, a Avenida José Malhoa, o Campo Pequeno e a Estrada das Laranjeiras.

Vamos também dedicar espaço aos outros quatro topónimos referentes a pintores que foram atribuídos em locais próximos ao Largo Luís Dourdil e pelo mesmo Edital de 26/12/2001: o Largo Artur Bual, a Rua Eduarda Lapa, a Rua Mário Botas e a Rua Severo Portela.

Por já terem sido topónimos publicados anteriormente não repetiremos a Avenida Almirante Reis apesar do seu mural no Café Império, nem a Avenida Brasília onde expôs no Museu da Electricidade, nem a Avenida João XXI onde a obra de Luís Dourdil está representado na coleção da Caixa Geral de Depósitos, nem a Avenida da Liberdade em cuja Galeria DN expôs, nem o Campo Grande onde este pintor expôs no Museu da Cidade e na Galeria 111, nem a Rua Garrett, onde expôs na Livraria Bertrand, nem  a Rua Serpa Pinto onde está representado no Museu de Arte Contemporânea – Museu do Chiado. De igual modo não abordaremos o topónimo Serafina que não integra a toponímia oficial de Lisboa apesar de na zona se encontrar um mural seu no Restaurante panorâmico de Monsanto.




O Largo Artur Bual em Marvila, A Rua Mário Botas em Marvila, A Rua Eduarda Lapa em Marvila, A Estrada da Quinta das Laranjeiras, A Rua do poeta diplomata Alberto de Oliveira, A Rua do pintor de Almodôvar, Severo Portela
A arte moderna de Dourdil na Rua Dr. Nicolau de Bettencourt(  Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian, em cujo espólio está o pintor representado com 12 telas),

Nenhum comentário:

Postar um comentário