domingo, 19 de julho de 2015


Painting Before Everything":
Luís Dourdil exhibition taking place at the City Hall Gallery in Lisbon, Portugal
Luís Dourdil
Galeria Paços do Concelho em Lisboa.
2ª a 6ª das 10 h ás 13 h e das 14 h ás 18 h.
Até ao dia 21 de Agosto.
http://www.cm-lisboa.pt/noticias/detalhe/article/exposicao-de-pintura-de-luis-dourdil-nos-pacos-do-concelhohttp://www.cm-lisboa.pt/noticias/detalhe/article/exposicao-de-pintura-de-luis-dourdil-nos-pacos-do-concelho
No dia da inauguração a actriz, 
Ângela Pinto declamou um poema de Lagoa Henriques 
"Do Teu Álbum de Lembranças", 1975, 
dedicado a Luís Dourdill, e 
que faz parte de uma performance ("prOVOcação") encenada por Helder Gamboa e coreografada por Marta Silva a partir do conto "Dois Ovos ao Fim da Tarde", de Fernando Namora, sobre uma vivência do pintor, e que será apresentada no dia 26 de julho, no 
Largo Residências, no largo do Intendente, no âmbito do festival Bairro Intendente em Festa.





" Pintura Antes de Tudo" é o título da exposição da obra do pintor Luís Dourdil agora patente na Galeria de Exposições dos Paços do Concelho. Duas dezenas de pinturas e outros tantos desenhos, para além de materiais e documentos ligados à atividade do artista, integram esta mostra inaugurada no ano em que se comemoram os cem anos do seu nascimento.

A vereadora do pelouro da Cultura, Catarina Vaz Pinto, justificou o referido apoio municipal com o facto de a Câmara Municipal de Lisboa ter a "obrigação de divulgar os artistas que nasceram nesta cidade ou que nela intervieram". A autarca agradeceu, por sua vez, a oferta ao Município de duas pinturas e um fresco de Luís Dourdil, que passam a integrar o espólio do Museu de Lisboa.

 Luís Fernando Dourdil, filho do pintor, agradeceu, em nome da família, às diversas entidades, personalidades e empresas, "mas muito especialmente à Câmara Municipal de Lisboa", os apoios que tornaram possível não só esta exposição como todas as iniciativas do programa que, desde final do ano passado e até ao próximo mês de novembro, assinala o centenário do nascimento do artista.

No acto inaugural, no dia 9 de julho, Maria Teresa Bispo, comissária da exposição, referiu a importância da obra de Luís Dourdil e da sua relação com a cidade - nomeadamente, através do mural no Café Império (restaurado no ano passado), talvez a sua intervenção de maior impacto junto do público. 


A exposição agora patente, com curadoria de José Brito, cobre sobretudo o período de experimentação neo-cubista do pintor, desenhando sobre uma grelha sintética geometrizante figuras populares expressionistas sobre fundo abstrato, que decorre entre meados da década de 50 e meados da década de 80 - embora integre alguns desenhos e a pintura "Homens do Fogo" do seu período neo-realista, dos anos 40. À maneira de catálogo, a exposição é acompanhada por um "jornal do centenário" de Luís Dourdil, com interessante material sobre o famoso mural de 48 metros quadrados do Café Império, do início dos anos 50, executado a têmpera de ovo - e que esteve na génese inspiradora do conto de Fernando namora "Dois Ovos ao Fim da Tarde" - e cujo estudo em desenho integra os elementos expositivos desta mostra.
" A PINTURA ANTES DE TUDO"


Inauguração da Exposição de Luís Dourdil no dia 09/07/2015 na Galeria Paços do Concelho em Lisboa.



http://www.cm-lishttp://www.cm-lisboa.pt/noticias/detalhe/article/exposicao-de-pintura-de-luis-dourdil-nos-pacos-do-concelhoboa.pt/noticias/detalhe/article/exposicao-de-pintura-de-luis-dourdil-nos-pacos-do-concelho

"Nexo da pintura Mural na Obra de Luís Dourdil"
In rossio.estudos de Lisboa nº 5 Junho 2015 texto da autoria de Maria Teresa Bispo___ paginas 201 a 217
http://issuu.com/camara_municipal_lisboa/docs/rossio_5_issuu


Center of Art Manuel de Brito – Contemporary Art Museum in Oeiras

Registos de uma vida e acontecimentos sobre o pintor Luis Dourdil no ano do seu Centenário:

Addional artists in the collection include: Amadeo de Sousa-Cardoso ■ Francis Smith ■ Eduardo Viana ■ Almada Negreiros ■ António Soares ■ Jorge Barradas ■ Milly Possoz ■ Abel Manta ■ Carlos Botelho ■ Máro Eloy ■ António Pedro ■ Cândido da Costa Pinto ■ Mário Dionísio ■ Mário Henrique Leiria ■ Carlos Calvet ■ Maria Helena Vieira da Silva ■ Dordio Gomes ■ Augusto Gomes ■ Joaquim Rodrigo ■ Luís Dourdil ■ João Hogan ■ Vasco Costa ■ Nadir Afonso ■ Júlio Resende ■ Rolando Sá Nogueira ■ António Charrua ■ Marcelino Vespeira ■ Rogério Ribeiro ■ Bartolomeu dos Santos ■ Nikias Skapinakis ■ Eurico Gonçalves ■ António Quadros ■ Cruzeiro Seixas ■ Mário Cesariny ■ António Areal ■ João Abel Manta ■ Lourdes de Castro ■ João Vieira ■ René Bértholo ■ Joaquim Bravo ■ José Rodrigues ■ Manuel Baptista ■ Ângelo de Sousa ■ Álvaro Lapa ■ Espiga Pinto ■ Jorge Pinheiro ■ Gonçalo Duarte ■ Henrique Ruivo ■ Eduardo Nery ■ José de Guimarães ■ Noronha da Costa ■ Victor Fortes ■ Jacinto Luís ■ Pedro Avelar ■ Carlos Carreiro ■ Fátima Vaz ■ Guilherme Parente ■ Fernando Direito ■ David de Almeida ■ Lisa Santos Silva ■ Fernando Calhau ■ Julião Sarmento ■ Ruy Leitão ■ João Penalva ■ Pedro Cabrita Reis ■ Pedro Calapez ■ Xana ■ Ilda David ■ Miguel Rebelo ■ Urbano ■ Rui Sanches ■ José Pedro Croft ■ Rui Chafes ■ Miguel Palma ■ Miguel Telles da Gama ■ Isabelle Faria ■ João Leonardo ■ João Pedro Vale ■ Joana Salvador ■ Joana Vasconcelos ■ Francisco Vidal.

After 40 years of collecting, de Brito amassed a significant and respected collection. The municipality of Oeiras, near Lisbon, offered to refurbish the Palácio dos Anjos and house the collection. And now, 105 works, covering a period from 1914 to present, are on exhibit at the Center of Art Manuel de Brito.


Read more at: http://portugalconfidential.com/2011/07/center-of-art-manuel-de-brito-contemporary-art-museum-oeiras///portugalconfidential.com/…/center-of-art-manuel-de-…/
Registos de uma vida e acontecimentos sobre o pintor no ano do seu Centenário:
Arshile Gorky and the Collection CAM - Gallery 2014 -2015
Exposição da Coleção do CAM orientada segundo quatro grandes temas: o Retrato, a Natureza-morta, o Surrealismo e a Abstração

Artists in the exhibition:  05 jun 2014 a 31  mai 2015
Arshile Gorky and the Collection CAM - Gallery 2014 -2015
Artists in the exhibition:
Amadeo de Souza-Cardoso, Ana Vidigal, António Areal, António Palolo, António Pedro, Arpad Szenes, Arshile Gorky, Artur Cruzeiro Seixas, Aureliano Lima, Cândido Costa Pinto, Carlos Calvet, Eduardo Viana, Ervand Kotchar, Fernand Léger, Fernanda Fragateiro, Fernando Calhau, Fernando de Azevedo, Fernando Lemos, Franz Kupka, João Charters de Almeida, João Cutileiro, Jorge Barradas, Jorge Vieira, José de Almada Negreiros, Júlio dos Reis Pereira, Júlio Pomar, Luís Dourdil, Mário Eloy, Marcelino Vespeira, Maria Helena Vieira da Silva, Mário Cesariny, Mário Henrique Leiria, Menez, Odetto Guersoni, Paula Rego, Roger Bissière, Ruy Leitão.
http://cam.gulbenkian.pt/…/en/Exhibitions/OnShow/Exhibition…

quarta-feira, 15 de julho de 2015


(...)
Começou a mostrar as suas pinturas ao tempo em que Frederico George e Maria Keil o faziam também.Mas os seus primeiros camaradas deixaram há muito de aparecer só Luís Dourdil continua.Por isso,muitas vezes tenho pensado que no plano estético, ele é o único sobrevivente da sua geração".

RUI MÁRIO GONÇALVES IN Fundão,9 de Dezembro de 1962


Óleo de Luis Dourdil colecção particular
© All rights reserved


"Acerca do Centenário e Homenagem ao pintor Luís Dourdil


Congratulo-me com esta iniciativa, ela vem não só alegrar os admiradores da obra de Dourdil mas também avivar a memória de uns e marcar encontro com os que desconhecem a sua pintura.

Mestre Dourdil merece todas as homenagens, a nossa admiração e todo o nosso respeito.

Um olhar intimo sobre tudo e todas as coisas, a imagem e a forma mas são sobretudo as pessoas que merecem a sua atenção e são os corpos, as suas sombras, as imagens expostas abstractamente na névoa, o silêncio da intimidade em que estão envoltos, o que mais me atrai na pintura de Dourdil.
Num traço simultaneamente forte e subtil, a vida das personagens que vamos descobrindo através da névoa em que ele as envolve, mostra-nos as suas fragilidades e a sua força. 
Resistência e entrega, beleza e intimidade. 
Um diálogo permanente e um encontro perfeito.
Próprio de Mestre!"

Ana Albuquerque


Óleo de Luis Dourdil colecção particular
© All rights reserved


REGISTOS DE UMA VIDA E CURIOSIDADES :

Revista "EVA" Natal de 1969 é editado o Conto escrito por Fernando Namora de Luís Dourdil
" Dois OvOs ao fim da Tarde" com uma ilustração de Ângelo Serra
Ilustração de Ângelo Serra 



Fernando Namora na sua casa num momento de lazer.
Na parede entres os livros uma obra de Luis Dourdil 


A Toponímia de Lisboa dedicou o mês de Maio a Luis Dourdil 

Em 1984, Luís Dourdil participou na Exposição de homenagens dos Artistas Portugueses a Almada Negreiros  e recebeu o 1º Prémio de Pintura da Secretaria de Estado da Cultura, entidade sediada no Palácio da Ajuda, no Largo do mesmo nome e é assim razão para o incluirmos na toponímia alfacinha ligada a este pintor.






No passado mês de Novembro quando se completou o centenário do nascimento de Luís Dourdil postámos um artigo sobre a artéria lisboeta deste pintor e a sua obra.

No decorrer deste mês publicaremos a história das ruas alfacinhas que estão ligadas ao percurso artístico do pintor, formando um roteiro toponímico lisboeta de Luís Dourdil.

Assim vamos abordar a Rua do Crucifixo, a Rua D. João V, a
Alameda Dom Afonso Henriques, a Rua do Machadinho, a Avenida Dom Vasco da Gama, a Rua Alberto de Oliveira, a Rua Barata Salgueiro, a Rua da Adiça em representação das Ruas de Alfama que Dourdill pintou, a Rua da Horta Sêca, a Rua Dr. Nicolau de Bettencourt, o Largo da Academia Nacional de Belas Artes, a Rua do Mirante, o Largo da Ajuda, a Rua do Comércio, a Avenida José Malhoa, o Campo Pequeno e a Estrada das Laranjeiras.

Vamos também dedicar espaço aos outros quatro topónimos referentes a pintores que foram atribuídos em locais próximos ao Largo Luís Dourdil e pelo mesmo Edital de 26/12/2001: o Largo Artur Bual, a Rua Eduarda Lapa, a Rua Mário Botas e a Rua Severo Portela.

Por já terem sido topónimos publicados anteriormente não repetiremos a Avenida Almirante Reis apesar do seu mural no Café Império, nem a Avenida Brasília onde expôs no Museu da Electricidade, nem a Avenida João XXI onde a obra de Luís Dourdil está representado na coleção da Caixa Geral de Depósitos, nem a Avenida da Liberdade em cuja Galeria DN expôs, nem o Campo Grande onde este pintor expôs no Museu da Cidade e na Galeria 111, nem a Rua Garrett, onde expôs na Livraria Bertrand, nem  a Rua Serpa Pinto onde está representado no Museu de Arte Contemporânea – Museu do Chiado. De igual modo não abordaremos o topónimo Serafina que não integra a toponímia oficial de Lisboa apesar de na zona se encontrar um mural seu no Restaurante panorâmico de Monsanto.




O Largo Artur Bual em Marvila, A Rua Mário Botas em Marvila, A Rua Eduarda Lapa em Marvila, A Estrada da Quinta das Laranjeiras, A Rua do poeta diplomata Alberto de Oliveira, A Rua do pintor de Almodôvar, Severo Portela
A arte moderna de Dourdil na Rua Dr. Nicolau de Bettencourt(  Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian, em cujo espólio está o pintor representado com 12 telas),

"Registos de uma vida"

Luís Dourdil
Martins Correia e Lagoa Henriques


"Registos de uma vida" Luís Dourdil

Ciclo de performances que juntaram na década de 80 Artes Plásticas, Poesia e Música. Galeria S. Bento em Lisboa.
Artur Bual, José Saramago, Gracinda Candeias entre outros.

Pintor Luis Dourdil 1914 - 1989: PRÉMIOS APOM DISTINGUEM CML May 29, 2015O municí...

Pintor Luis Dourdil 1914 - 1989: PRÉMIOS APOM DISTINGUEM CML May 29, 2015

O municí...
: PRÉMIOS APOM DISTINGUEM CML  May 29, 2015 O município de Lisboa foi distinguido no dia 29 de maio com três prémios da Associação Portugu...
PRÉMIOS APOM DISTINGUEM CML May 29, 2015

O município de Lisboa foi distinguido no dia 29 de maio com três prémios da Associação Portuguesa de Museologia (APOM), numa cerimónia realizada na Sala do Senado da Assembleia da República, no âmbito do 50.º aniversário daquela entidade.
À Câmara Municipal coube o Prémio Parceria pelo restauro do Painel Luis Dourdil, um trabalho que teve o contributo de vários Mecenas. De referir que no ano em que se assinala o centenário do nascimento de Luis Dourdil, a autarquia e a família do pintor promovem, até Novembro de 2015 um programa de actividades em torno da obra do artista, em colaboração com a Sociedade Nacional de Belas Artes, o Museu da Farmácia e o Café Império.

Prémios APOM 2015

http://www.cm-lisboa.pt/en/living-in/culture-and-leisure/news/detalhe-da-noticia/article/premios-apom-distinguem-cml
O MUDE, Museu do Design e da Moda, recebeu o "Prémio Incorporação" pela integração no seu património da Coleção de Eduardo Afonso Dias, designer que doou à CML um acervo de 253 conjuntos de peças (cutelaria, recipientes, faianças, utensílios); o Prémio Instituição foi atribuído à Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural (EGEAC).
Os prémios APOM são atribuídos anualmente em Dezembro com o objectivo de incentivar e premiar a imaginação e a criatividade dos Museólogos portugueses, reconhecendo o seu contributo efectivo na melhoria da qualidade dos museus em Portugal. É também uma forma de dar visibilidade ao que de melhor se faz no âmbito da museologia no país.
Este ano a cerimónia foi antecipada devido ao aniversário dos 50 anos" da associação, explicou o presidente da APOM, João Neto.

Lista completa dos prémios 2015:
- Prémio Museu Português - Centro de Ciência e Café (Campo Maior)
Menção Honrosa - Museu do Vinho de São João da Pesqueira
- Prémio Exposição - Museu Calouste Gulbenkian: "Tesouros da Casa Real Espanhola".
Menção Honrosa - "Símbolos e Documentos de Abril", Museu Municipal de Loulé e Comissão Concelhia dos 40 anos do 25 de Abril.
Menção Honrosa - Museu das Comunicações "Espaços de Futuro".
- Prémio Investigação - "A Reinvenção do Real".
Curadoria e arte contemporânea no Museu do Neorrealismo, David Santos.
Menção Honrosa - O Arquivo: Memória e Promessa, catálogo de exposição Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.
Menção Honrosa - Fundação Cupertino de Miranda (Vila Nova de Famalicão).
Menção Honrosa - Coruche - O Céu, a Terra e os Homens - Câmara Municipal de Coruche.
- Prémio Personalidade na Área da Museologia.
Homenagem aos fundadores da APOM e outras figuras relevantes do setor
Teresa Gomes Ferreira, em representação do coletivo.
- Prémio Parceria - Metro - Transportes de Lisboa e Câmara Municipal de Lisboa - Painel Luis Dourdil.
Menção Honrosa - Direção Regional de Cultura do Algarve com o Programa Descobrir - Formação de Educadores -- Fundação Calouste Gulbenkian.
- Prémio Informação Turística - Guias do Algarve Medieval - Museus de Loulé, Alcoutim e Núcleo Museológico de Castro Marim (Produção da Nerve Design).
Menção Honrosa -- Câmara Municipal de Famalicão: Nova sinalética ajuda a descobrir museus do concelho.
- Prémio Projecto Internacional - Fundação Serralves.
Menção Honrosa - Casa dos Patudos -- Museu de Alpiarça, no âmbito do projeto Animals in arts and nature do programa Comenius.
- Prémio Incorporação - Direção-Geral do Património Cultural compra pintura de Vieira Portuense para o Museu Nacional de Arte Antiga e Museu do Design e da Moda recebe doação de 353 peças de Eduardo Afonso Dias.
- Prémio Aplicação de Gestão Multimédia - Museu do Benfica -- Cosme Damião.
Menção Honrosa - Museu do Dinheiro - Banco de Portugal.
- Prémio comunicação em Linha ('online') - Museu de Lamego.
- Prémio Sítio (site) - Museu de Angra do Heroísmo.
- Prémio Trabalho Jornalístico/Mídia - Visita Guiada, RTP2.
Menção Honrosa - Casa das Artes, RTP -- Madeira.
Menção Honrosa - In&Out - RTP Informação e RTP2.
- Prémio Inovação e Criatividade - Museu do Futebol Clube do Porto e Museu de Portimão.
- Prémio Estudo sobre Museologia - Clara Fayão Camacho - tese doutoramento "Credenciação, Sistemas e Redes Nacionais de Museus".
Menção Honrosa - Ana Luísa de Maia Fontes - tese académica "Entre -- Naves: Projeto Museográfico para as Antigas Oficinas do Vapor do Entroncamento -- Museu Nacional Ferroviário".
- Prémio Trabalho na Área da Museologia - Museu Marítimo de Ílhavo: Revista Argos e Revista Midas.
- Prémio Instituição - Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural (EGEAC) e Empresa Pública de Águas Livres (EPAL).
- Prémio Coleccionador - Álvaro Sequeira Pinto.
- Prémio Mecenato - SONAE e PORTUCEL - SOPORCEL - Museu do Papel.
- Prémio Trabalho de Museografia - Centro Internacional das Artes José Guimarães.
Menção Honrosa - Centro Interpretativo Panteão Nacional.
- Prémio Intervenção em Conservação e Restauro - Direção Regional dos Assuntos Culturais - Conservação e Restauro do Retábulo e Cadeiral da Sé do Funchal e Museu de Lamego - Conservação e Restauro da Capela de São João Evangelista.
- Prémio dos Produtos da Loja (merchandising) - Museu Nacional do Azulejo.
- Prémio Colecção Visitável - Museu da Farinha.
Menção Honrosa - Núcleo Museológico do Centro Histórico de Avis.
- Prémio Serviço de Extensão Cultural/Serviços Educativos - Museu da Pólvora Negra - Câmara Municipal de Oeiras e Fundação do Museu do Douro.
- Prémio Catálogo - Associação Comercial e Industrial de Guimarães - "Guimarães: a tradição das cutelarias".
Menção Honrosa - Museu da Misericórdia de Viseu: Alberto Correia "Tesouro da Misericórdia".
Menção Honrosa - Mosteiro de Tibães "Corpo e Glória".

- Prémio Cooperação Internacional - Embaixada da Bélgica e Embaixada do Canadá.

APOM 2015 - LUIS DOURDIL PRÉMIO PARCERIA C.M.L.

Associação Portuguesa de Museologia foi criada a 17 de Setembro de 1965. Trata-se de uma associação privada sem fins lucrativos, com sede em Lisboa e cuja vocação científica se concentra no campo da museologia, protecção do património e matérias afins.

A APOM tem-se dedicado ao estudo e à divulgação da museologia, assim como das ciências e técnicas que lhe são complementares. Esta associação, sempre com o apoio das entidades oficiais e da Fundação Calouste Gulbenkian, constitui-se como interlocutor privilegiado e instrumento de observação e consulta da realidade museológica em Portugal, baseando-se no trabalho voluntário dos seus associados.


Para além de contribuir para o desenvolvimento da ciência museológica em Portugal, desde cedo a associação assumiu um papel interveniente no sector museológico nacional, fazendo críticas construtivas, propondo novos caminhos e promovendo activamente a defesa das prerrogativas dos profissionais dos museus.

http://www.cm-lisboa.pt/en/living-in/culture-and-leisure/news/detalhe-da-noticia/article/premios-apom-distinguem-cml

Luis F.Dourdil, filho do pintor na entrega dos Prémios APOM.








LUIS DOURDIL - Prémio APOM - 2015 Parceria C.M.L




Realizou-se no dia 
 29 de Maio, na Assembleia da Républica na sala do Senado, a cerimónia de entrega dos prémios Nacionais de Museologia APOM-2015

Luís Dourdill foi
agraciado com o Prémio" Parceria" Câmara Municipal de Lisboa - Painel Luis Dourdil - Café Império.



No dia 28 de Maio de 2015 no Museu da Farmácia em Lisboa, realizou-se mais uma palestra,
 "Em torno do Centenário do pintor Luis Dourdil".


A temática da Farmácia e da Saúde foi abordada na sua relação com a ciência, estabelecendo a importância de todo o trabalho de estudo laboratorial, feito na época e ilustrado nas pinturas murais de Dourdil, bem como todo o espólio gráfico da autoria do pintor.
Embalagens de medicamentos da autoria de Luis Dourdil




A História da Medicina é contada não apenas por escritos, mas por artefactos de arte e pinturas de varias épocas.


Preceitos de Puericultura da autoria de Luis Dourdil, espólio do
Museu da Farmácia