terça-feira, 26 de maio de 2015

TERTÚLIA SINGULARIDADES VISÍVEIS E INVISÍVEIS EM LUIS DOURDIL

 Realizou-se dia 09 de Março de 2015, no Café Império em Lisboa, mais uma Tertúlia no âmbito do Centenário do pintor Luís Dourdil.
Participaram como convidados vários artistas plásticos,historiadores, arquitectos, professores e conservadores/restauradores,designadamente.
Recordou-se a vida e obra do artista com a entusiástica participação dos presentes.


Pedro Calapez, mencionou o prazer de estar presente nesta homenagem ao pintor Luis Dourdil.

"Tive o privilégio de conhecer Dourdil de quem admiro a obra!"
Pedro Calapez
__________________________

Dra Ana Isabel Ribeiro, Directora da Casa da Cerca e filha do Pintor Rogério Ribeiro num dos momentos da sua intervenção, Luis Fernando Dourdil, Maria Virgínia Pinto, viúva do Eng. Vieira Pinto entre outros convidados.


Arquitecto Fernando Pinto, filho do Eng. Vieira Pinto, grande amigo de Luis Dourdil, responsável e autor dos estudos do ar condicionado do Café Império.



A artista plástica Lena Gal, admiradora do homenageado esteve presente.




"O fluir da vida cultural deve ser conhecido se queremos entender alguma coisa da acção das protagonistas

Para o situar na sua geração, vale a pena lembrar os nomes de alguns pintores portugueses que nasceram nessa década: Álvaro Perdigão, Manuel Filipe, Manuel Ribeiro Pavia, Estrela Faria, Augusto Gomes, José de Lemos, Paulo Ferreira,Cândido da Costa Pinto, Magalhães Filho, Guilherme Camarinha, Manuel Lapa, António Dacosta, João Navarro Hogan, Luís Dourdil, Maria Keil, Júlio Resende. Joaquim Rodrigo e José Júlio, nascidos também na mesma década,vieram a revelar-se pintores, mais tarde do que os outros.É um conjunto de artistas que fazem charneira entre a geração de Botelho, Eloy, Júlio, Alvarez, e a geração de Pomar, Lanhas, Vespeira e Fernando de Azevedo. Vieira da Silva era ainda muito pouco conhecida, por viver fora de Portugal(...)
Rui Mário Gonçalves








Nenhum comentário:

Postar um comentário