segunda-feira, 25 de maio de 2015

HOMENAGEM AO PINTOR LUIS DOURDIL NO MUSEU DA FARMÁCIA EM LISBOA



Realizou-se, no dia 27/03/2015 pelas 16 horas, no Museu da Farmácia em Lisboa, uma palestra onde foram oradores o Prof. Vitor Serrão, Dr. Joaquim Caetano, Dr.João Neto e Arq.Fernando Seixas,designadamente.






No ano em que se assinalam 100 anos sobre o nascimento de Luís Dourdil, a Câmara Municipal de Lisboa e a família do pintor, em colaboração com a Sociedade Nacional de Belas Artes, o Museu da Farmácia, a Sociedade Geografia de Lisboa (estudos do património) e o Café Império, promovem um programa de actividades em torno da obra de um dos mais 
emblemáticos artistas portugueses do século XX.



O historiador e crítico de arte, catedrático da Faculdade de Letras,Professor Vitor Serrão, dissertou sobre a importância da pintura mural à qual se dá cada vez mais importância no mundo, dado a sua perenidade e desta forma ser um testemunho da cultura dos povos. 











As temáticas focadas foram diversas, no contexto do Centenário com a abordagem às pinturas murais (afrescos) de Luís Dourdil realizados em 1945, os quais integram, desde 1995, o valioso espólio do Museu da Farmácia




O Dr Joaquim Caetano historiador e conservador de arte da empresa Mural da História foi o responsável e orientador pelo "transplante" dos mesmos tendo elucidado os presentes dos meios e técnicas utilizados, aquando do levantamentos das paredes do laboratório Sanitas. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário