quinta-feira, 15 de março de 2018


"Diálogos a Carvão"

 Luis Dourdil


O desenho, enquanto primeira manifestação gráfica, estética e da cultura na história da humanidade, é uma das primordiais formas de expressão deixadas pelos vestígios e produtos culturais, contendo importantes revelações da luta do homem em manifestar sua evolução.
 Surge como forma de comunicar, desde a pré história.
Nas cavernas ficaram gravados, por meio de desenhos, os hábitos e experiências dos primitivos “homens das cavernas” que usavam as pinturas rupestres como forma de se expressar e comunicar antes mesmo que se consolidasse uma linguagem verbal.

A linguagem é um instrumento, que nos permite pensar e comunicar o pensamento, estabelecer diálogos com nossos semelhantes e dar sentido a realidade que nos cerca.


É um grande esforço de abstracção, a partir da socialização e da comunicação, na tentativa de fixar, em um suporte físico duradouro, situado fora do seu próprio cérebro, fragmentos de suas percepções e experiências no mundo. 






O acto de desenhar exige poder de decisão. O desenho é revelação.









O desenho é a base, para qualquer produção, seja ela arquitectónica, no design, na engenharia ou na produção artística.








"É necessário abrir os olhos e perceber que as coisas boas estão dentro de nós, onde os sentimentos não precisam de motivos nem os desejos de razão. O importante é aproveitar o momento  e  aprender sua duração, pois a vida está nos olhos de quem saber ver.“

Gabriel García Márquez

Nenhum comentário:

Postar um comentário