segunda-feira, 27 de outubro de 2014

LUIS DOURDIL 1914 - 1989 CENTENÁRIO

A Câmara Municipal de Lisboa, considerando a intencionalidade de homenagear o artista Luís Dourdil pelos 100 anos do seu nascimento e reconhecendo o mérito do seu trabalho nomeadamente na Cidade de Lisboa apoiou tecnicamente e com convicção o desejo da família e o empenho sentido do concessionário do Café Império no restauro do Mural de 48m 2 realizado em 1955 com a técnica de tempera a gema de ovo pelo pintor.
A obra foi restaurada este ano no âmbito do Centenário e inserida nas Jornadas Europeias do Património. 
No dia 26 de Setembro realizaram -se visitas guiadas no Café Império " À Descoberta de Luis Dourdil" orientada pela Dra. Teresa Bispo e com a participação das conservadoras de restauro Dulcina Carvalho, Filipa Machado e Filipa Teixeira que foram eximias no seu trabalho.
As manifestações de jubilo por parte dos frequentadores do emblemático Café Império e por todos os que conhecem a obra do autor têm sido numerosas.
Dia 08 de Novembro inicia-se um ciclo de eventos comemorativos do Centenário do pintor que irão até ao mesmo dia do ano de 2015.








2 comentários:

  1. Boa noite,

    Para além dessa homenagem prevista no Imério, gostaria de saber se entre as iniciativas agendadas para homenagear o pintor neste próximo ano há alguma de grande escala - na Gulbenkian ou em algum dos principais museus de Lisboa. (Se não há, devia haver...)

    Obrigado.

    ResponderExcluir
  2. O programa que se estende até Novembro de 2015 prevê, entre outras iniciativas, tertúlias em cafés e museus, visitas orientadas e extensões da exposição _____"Sem Anos de Dourdil"_______ na Sociedade Nacional de Belas Artes, no Museu da Farmácia, nos Paços do Concelho. Conta com a participação de historiadores, críticos de arte e artistas plásticos cujas intervenções permitirão reflectir sobre a obra de Luís Dourdil e o contexto em que foi produzida.
    O programa das comemorações irá sendo divulgado.
    Dia 20/11/2014 pelas 21h 30 o pintor Luís Dourdil está representado no Salão de Outono da Galeria de Arte do Casino Estoril , homenageado numa colectiva com a participação de mais de quarenta artistas nacionais.

    ResponderExcluir