segunda-feira, 27 de outubro de 2014

LUIS DOURDIL 1914 - 1989 CENTENÁRIO

A Câmara Municipal de Lisboa, considerando a intencionalidade de homenagear o artista Luís Dourdil pelos 100 anos do seu nascimento e reconhecendo o mérito do seu trabalho nomeadamente na Cidade de Lisboa apoiou tecnicamente e com convicção o desejo da família e o empenho sentido do concessionário do Café Império no restauro do Mural de 48m 2 realizado em 1955 com a técnica de tempera a gema de ovo pelo pintor.
A obra foi restaurada este ano no âmbito do Centenário e inserida nas Jornadas Europeias do Património. 
No dia 26 de Setembro realizaram -se visitas guiadas no Café Império " À Descoberta de Luis Dourdil" orientada pela Dra. Teresa Bispo e com a participação das conservadoras de restauro Dulcina Carvalho, Filipa Machado e Filipa Teixeira que foram eximias no seu trabalho.
As manifestações de jubilo por parte dos frequentadores do emblemático Café Império e por todos os que conhecem a obra do autor têm sido numerosas.
Dia 08 de Novembro inicia-se um ciclo de eventos comemorativos do Centenário do pintor que irão até ao mesmo dia do ano de 2015.








LUIS DOURDIL - 1914 - 1989





Passam em 2014 cem anos sobre o nascimento do Pintor Dourdil.

Nasceu em Coimbra, na Rua do Guedes, freguesia da Sé Velha, em 8 de Novembro de 1914 e faleceu em Lisboa em 1989.

Uma Homenagem ao Pintor Luís Dourdil terá inicio no dia 08 de Novembro, com a abertura das Comemorações no âmbito do Centenário em sua Homenagem no Café Império em Lisboa, onde o artista realizou em 1955 um mural de têmpera a gema de ovo e que foi restaurado este ano.
Inaugura-se neste dia no mesmo local a exposição " Diálogos a Carvão".
Este será o primeiro de muitos mais eventos a realizarem-se entre o ano de 2014 e 2015.







Os desenhos de Luís Doudil dão conta,desde a escolha da maleabilidade do carvão,a uma voluntariedade da mão que se deixa embriegar na sequência da linguagem e na passagem de um a outro desenho,numa longa e meditada harmonia sem se deixar cegar pela lucidez duma solução,focaliza a sua atenção na figura humana criando uma "caligrafia muito personalizada",como adjectivou o Prof. Rocha de Sousa.




" A identidade de um estilo"


domingo, 26 de outubro de 2014









"Eu creio que Dourdil andou por estes meandros da "
secção de ouro" e da porta da harmonia...Desde a monumentalíssima e tão belamente ritmada composição, executada a têmpera na grande tradição do "fresco", (Café Império),até as pinturas bem menores ou simples desenhos, Dourdil foi ritualizando como uma espécie de "promenade" do espectáculo da vida com seres do acaso,"motards",jovens apaixonados,vagabundos,vultos; ou o outro lado da vida,a inteireza de um corpo de peixeira na sua ortogonalidade sensual, diálogos sussurrados, de vendedeiras de mercado, belas como estátuas(...)"
Fernando Azevedo Março de 2001 In Luis Dourdil-Exp. de Pintura e Desenho:Palácio Galveias


Óleo de Luís Dourdil 
 Colecção Millenium BCP
Ano-1981 84X 140

LUIS DOURDIL - 1914 - 1989





" Nunca fui um paisagista,parti sempre da forma real mas só me interessei de facto pela figura humana.

Parece que apenas nela encontro a beleza e a tragédia"...
LUIS DOURDIL











Afresco de Luis Dourdil de 1945




LUIS DOURDIL - 1914 - 1989 VIDA E OBRA DO PINTOR

Afresco de 25m2 exposto na entrada do Museu da Farmácia em Lisboa.
Realizado por Luis Dourdil em 1945 no hall da entrada do Laboratório Sanitas, na Av. D. João V. em Lisboa.

Afresco de 25 m2 realizado em 1945 no Laboratório Sanitas.
Actualmente é pertença do Museu da Farmácia em Lisboa.
Está exposto na sala de estudos do Museu.



Laboratório Sanitas__ Laboratório químico e farmacêutico cujas instalações eram constituídas por seis grandes edifícios de 40 metros de comprido cada cobrindo uma área de 10.000 m2 no quarteirão formado pelas ruas D. João V, Custódio Vieira e Silva Carvalho e onde Luís Dourdil paralelamente à pintura exerceu a profissão de designer gráfico.

Luis Dourdil 1914 - 1989 - CENTENÁRIO

No âmbito do seu Centenário recorda-se aqui o percurso da vida obra do autor
Luís Dourdil nasceu em Coimbra, na Rua do Guedes, freguesia da Sé Velha, no dia 08 de Novembro de 1914  e faleceu em Lisboa no dia 29 de Setembro de 1989

Uma Homenagem ao Pintor Luís Dourdil terá inicio no dia 08 de Novembro, com a abertura das Comemorações no âmbito do Centenário em sua Homenagem no Café Império em Lisboa, onde o artista realizou em 1955 um mural de têmpera a gema de ovo e que foi restaurado este ano.
Inaugura-se neste dia no mesmo local a exposição " Diálogos a Carvão".
Este será o primeiro de muitos mais eventos a realizarem-se entre o ano de 2014 e 2015.




"A arte é a contemplação: é o prazer do espírito que penetra a natureza e descobre que ela também tem uma alma. É a missão mais sublime do homem, pois é o exercício do pensamento que busca compreender o universo, e fazer com que os outros o compreendam." (Auguste Rodin)


As Varinas de Luis Dourdil


Luís Dourdil no seu atelier dos Coruchéus 
Foto de Eduardo Gageiro

"O fluir da vida cultural deve ser conhecido se queremos entender alguma coisa da acção dos protagonistas".

Rui Mário Gonçalves

Óleo s/tela 120 X 130 do ano de 1973.
Colecção de arte do Grupo Totta.