segunda-feira, 10 de setembro de 2012

LUIS DOURDIL - PINTORES PORTUGUESES DO SEC.XX

 ÓLEO S/TELA S/ TÍTULO de 1980  93X127 FASE"JOVENS"

 " Dourdil é um nome com a linearidade de um desenho. Não de um desenho directo a um fim, mas quebrado e às vezes   mesmo enredado no percurso, como este que ele um dia me deu e tenho agora aqui diante de mim. Encontrávamo-nos com frequência quando eu ia à cantina para almoçar e ele vinha do atelier para almoçar. E tínhamos palavras breves nesse encontro breve. Assim calhou uma vez dizer-lhe, um pouco ao acaso,que o desenho lhe fundamentalizava a  pintura , não a cor:

 Você é da lingagem de Florença não de Veneza.

Ele fitou-me com o seu olhar directo e imóvel, à procura, na pergunta que havia em mim, de uma resposta que houvesse nele.

 Deve tê-la achado no seu modo de ser amável ao dizer-me apenas - 

Talvez!

Mas é possível que tudo se reduzisse à dificuldade de encontrar aí o que fosse  plausível, o que também respondesse ao que na sua pintura era a sua cor grave sólida de peso e estável. E è esse modo estável, diria talvez mesmo discreto da sua cor toldada de uma noite oblíqua e longínqua, que me faz agora emergir a sua obra para a memória nublada e um pouco já distante, que ela me ficou".   

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                   Vergílio Ferreira                                                                       In Jl,13 mar.1990






Nenhum comentário:

Postar um comentário