O Museu da Farmácia localizado no edifício da Associação Nacional de Farmácias, em Santa Catarina na CIDADE de LISBOA, foi inaugurado em Junho de 1996.
As primeiras peças que deram origem a este museu foram as doadas à Associação Nacional de Farmácias, pelo Dr. Salgueiro Basso à qual se seguiram várias doações de outros farmacêuticos associados e de outras instituições O acervo deste museu representa 5000 anos de história da Saúde e é constituído por inúmeras peças de diversas origens geográficas (Egipto, Roma, Mesopotâmia, etc), sendo de salientar, a reconstituição de quatro FARMÁCIAS, como por exemplo, uma Farmácia de MACAU assim como uma farmácia portátil doSEC. XVIII. Mostra também diversas máquinas e aparelhos utilizados pelas boticas no fabrico e armazenamento de medicamentos.
LUIS DOURDIL realizou em 1945 o MURAL de (25 m2) que está exposto na entrada do Museu da Farmácia,tendo, contudo, sido realizado no hall da entrada do Laboratório SANITAS, na AV. D. JOÃO V (onde DOURDIL foi designer gráfico) e após o encerramento do mesmo, transposto para o Museu.
(...) Exímio na têmpera e no óleo,DOURDIL era refém do seu grande talento,da sua elegância plástica,na forma de manchar, de encadear as matérias, de conferir presença a restos das linhas de estrutura e de contorno - no imenso bom gosto,que enfim... o pintor realizou belas pinturas murais - entre tapeçarias e frescos - de toda a arte portuguesa contemporânea...(...)
Prof.ROCHA DE SOUSA
In Cat.Ex.Pintura Portuguesa Séc.XX,Coimbra Sala da Cidade,20 Setembro 2001-27 Jan.2002
Nenhum comentário:
Postar um comentário