domingo, 2 de outubro de 2011

Exposição de Pintura e Desenho Galeria 111 Setembro/1991 Óleo s/tela 92x125

"Dourdil era um homem brando,contido e calmo que na sua humildade e modéstia escondia uma profunda ternura.Autodidacta sem que dessa circunstância jamais se pavoneasse.As suas obras expressam com extraordinária originalidade o panorama pictórico nacional.A expressão serena dos seus desenhos e óleos nunca se afastou totalmente de uma figuração tratada com linhas ou tons vibrantes que,paradoxalmente nasciam de um traço leve e da utilização de cores neutras." - António Pedro Vicente in Catálogo da Exposição Luis Dourdil Pintura e Desenho,Galeria 111, Set.1991Ver mais

4 comentários:

  1. Boa tarde
    Tenho um desenho a carvão do Luís Dourdil que é de 81. Tem a assinatura DOURDIL/81 - ISNA. Poderão-me ajudar a saber o que significa o ISNA?
    Obrigado

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde.
    ISNA, refere-se a uma aldeia da Beira-Baixa, de nome completo Isna de S. Carlos.Dourdil gostava dessa aldeia,terra natal da sua mulher Olinda.Ali passou muitas das suas férias e bebia inspiração para alguns dos seus trabalhos.A abordagem da designação ISNA é rara.
    Cumprimentos

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde,
    Obrigado pelas informações. Muito úteis pois gosto sempre de saber a história das obras. No caso é um desenho a carvão que representa, penso, um homem deitado num banco ou similar. Quando diz que a abordagem da designação ISNA é rara o que quer dizer? Que raramente o pintor colocava o nome da aldeia nos trabalhos realizados por lá?
    Obrigado

    ResponderExcluir
  4. Boa noite.
    É com muito prazer que respondo à sua pergunta:
    o pintor Dourdil nem sempre dava títulos aos seus trabalhos.Todavia,quando passava férias na Isna de S. Carlos e inspirado desenhava ou pintava,transmitindo aos mesmos os seus sentimentos sobre esta pequena aldeia,aí sim, ele titulava "Isna".Tem também alguns desenhos sobre a Sertã,Olhão e Albufeira.
    Cumprimentos
    Mª Antonieta Figueiredo

    ResponderExcluir